O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA COM ARRIMO DO SIMULADOR PHET: UMA PRÁTICA ANALISADA COM BASE NA TEORIA DOS CONCEITOS FIGURAIS

Palavras-chave: Função do 2º grau, Tecnologia, Ensino de Matemática, Ensino Híbrido

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação no ensino de função quadrática com auxílio do PhET Colorado, analisada pela ótica da Teoria dos Conceitos Figurais no contexto do ensino híbrido, utilizando a metodologia de ensino Flipped Classroom. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, sendo desenvolvida com um grupo de 45 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública brasileira. A atividade proposta foi elaborada a partir da simulação Gráfico de Quadráticas, disponível no simulador PhET e desenvolvida em duas etapas – uma virtual e uma presencial. Os resultados mostram a necessidade de se explorar a função quadrática com uso da tecnologia em uma perspectiva mais dinâmica, reforçando a importância da manipulação do simulador utilizado para a compreensão da relação entre os coeficientes da função e o comportamento de seu gráfico, sendo um potencial recurso na aprendizagem deste assunto pelos estudantes.

Biografias Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC). Pós-graduada em Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado
2022-04-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia