O ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA COM ARRIMO DO SIMULADOR PHET: UMA PRÁTICA ANALISADA COM BASE NA TEORIA DOS CONCEITOS FIGURAIS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação no ensino de função quadrática com auxílio do PhET Colorado, analisada pela ótica da Teoria dos Conceitos Figurais no contexto do ensino híbrido, utilizando a metodologia de ensino Flipped Classroom. A metodologia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, sendo desenvolvida com um grupo de 45 estudantes do Ensino Médio de uma escola pública brasileira. A atividade proposta foi elaborada a partir da simulação Gráfico de Quadráticas, disponível no simulador PhET e desenvolvida em duas etapas – uma virtual e uma presencial. Os resultados mostram a necessidade de se explorar a função quadrática com uso da tecnologia em uma perspectiva mais dinâmica, reforçando a importância da manipulação do simulador utilizado para a compreensão da relação entre os coeficientes da função e o comportamento de seu gráfico, sendo um potencial recurso na aprendizagem deste assunto pelos estudantes.