CIÊNCIAS DA SUSTENTABILIDADE VERSUS CIÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS À INVESTIGAÇÃO E À PRÁTICA

  • Cecília Galvão Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
  • Luís F. Goulão Instituto Superior de Agronomia, Centro de Investigação Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Universidade de Lisboa, Portugal
  • Luis Calafate Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
  • Ilídio André Costa Agrupamento de Escolas de Santa Bárbara / Planetário do Porto – Centro Ciência Viva / Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço – Universidade do Porto, Portugal
  • Carla Morais
  • J. Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Palavras-chave: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, sustentabilidade, educação transformativa

Resumo

Este texto é o relato de uma mesa redonda, online, entre professores e investigadores, tendo como (pre)texto o artigo "Inquiry in higher education for sustainable development: crossing disciplinary knowledge boundaries” da autoria de Cecília Galvão, Cláudia Faria, Wanda Viegas, Amélia Branco e Luís Goulão. Nele reporta-se uma investigação empírica sobre o impacto da metodologia de trabalho de projeto, baseada numa perspetiva de inquiry, proposta aos estudantes de doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa.

Publicado
2021-11-19
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T