RECENSÃO CRÍTICA DE “THE PRECIPICE - EXISTENTIAL RISK AND THE FUTURE OF HUMANITY” (2020) DE TOBY ORD
Resumo
O livro “The Precipice - Existential Risk and The Future of Humanity” (2020) é um longo ensaio (480 pp) do filósofo Toby Ord da Universidade de Oxford, que trabalha, nas suas próprias palavras, sobre as grandes questões que o ser humano enfrenta. Trata o seguinte problema: como identificar, prevenir e reduzir os riscos existenciais que podem conduzir à extinção do Homo Sapiens ou a um colapso civilizacional.
A tese central do livro é: a humanidade tem um enorme potencial para se desenvolver nos próximos milhares de anos, mas “salvaguardar o futuro da humanidade é o desafio definitivo do nosso tempo. Pois estamos num momento crucial na história da nossa espécie. Alimentado pelo progresso tecnológico, o nosso poder cresceu tanto que, pela primeira vez na longa história da humanidade, temos a capacidade de nos destruir - cortando todo o nosso futuro e tudo aquilo em que nos poderíamos tornar” (p. 3).
A humanidade está, pois, à beira do precipício, mas tem condições para sair dele e prosperar. É este o ponto de partida e a ideia central de todo o livro.