CONTAR HISTÓRIAS COM BASE NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO UMA FERRAMENTA EDUCATIVA EFICAZ - APLICAÇÃO EM AMBIENTES DE SALA DE AULA REAIS

  • Nausica Kapsala National and Kapodistrian University of Athens
  • Evangelia Mavrikaki National and Kapodistrian University of Athens

Resumo

Contar histórias provenientes da História da Ciência (HOS) é uma ferramenta educacional que pode ser utilizada no ensino das ciências para atingir múltiplos objetivos de aprendizagem. Nesta investigação, examinamos a eficácia da narração de histórias como uma abordagem educacional no ensino de biologia do ensino secundário. Concebemos intervenções de narração sobre a transmissão de doenças (8º, 9º, 12º anos) e estrutura do ADN (9º ano). Desenvolvemos histórias a partir da HOS e adaptámo-las ao currículo relevante. Para avaliar a eficácia destas intervenções, utilizámos questionários cognitivos, entrevistamos professores e alunos em grupos focais e utilizámos a observação não participativa das abordagens. A narração de histórias da HOS foi eficaz para alcançar os objetivos cognitivos, aumentando o envolvimento dos estudantes, melhorando o clima da sala de aula, trazendo à tona Natureza da Ciência e discussões socioculturais, enquanto que tanto estudantes como professores apreciaram e desejaram mais...

Publicado
2021-11-19
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia