UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ABORDAGEM DE CONCEITOS BÁSICOS DA FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO

  • Ana Márcia Lopes Ana Márcia Colégio Estadual de Ipiaú, Bahia
  • Maxwell Roger da Purificação Siqueira Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas-Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Ensino de Física, Física Moderna e Contemporânea, Mecânica Quântica, Aprendizagem Significativa.

Resumo

Um dos desafios do ensino de Física é unir um conteúdo voltado para o cotidiano dos alunos, aos questionamentos relacionados aos avanços científicos, tecnológicos e sociais. Desse modo, a inserção da Física Quântica no currículo do Ensino Médio, de forma efetiva, apresenta-se como uma possibilidade, pois permite discutir não apenas questões relacionadas as tecnologias contemporâneas, como também construir estratégias para selecionar as fontes confiáveis de informações de divulgação científica. Assim, o objetivo desse trabalho é propor uma sequência de ensino e aprendizagem, que foi elaborada na perspectiva de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) e na Teoria da Aprendizagem Significativa com o intuito de se abordar os conceitos iniciais da Física Quântica e a Dualidade Onda-Partícula. A sequência foi implementada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública brasileira e os resultados a evidenciam como ferramenta importante no auxílio do professor na prática docente.

Publicado
2021-11-19
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia