ANÁLISE DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO PERÍODO REMOTO

UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES BRASILEIROS

Palavras-chave: Ciências, COVID-19, Ensino Remoto, Democratização

Resumo

Esse artigo analisa a percepção docente acerca da atuação de professores na área de Ciências em tempos da pandemia da COVID-19, considerando possíveis mudanças dos paradigmas na prática pedagógica. Foram utilizados formulários on-line, distribuídos em redes sociais para professores de diversas regiões do Brasil. Totalizamos 303 respondentes, dentre os quais 42 professores que lecionam Ciências e se concentram no estado de São Paulo, Brasil. Todos os professores relataram que a maior preocupação é a falta de acesso dos alunos, a lentidão da rede de internet, além da falta de devolutivas por parte dos alunos participantes. Concluimos que este estudo implica em um urgente repensar sobre a democratização do acesso às tecnologias e essa urgência está relacionada com as necessidades tecnológicas que alunos e professores apresentam em suas atuações e a urgência de desenvolver políticas públicas que contemplem a inclusão digital.

Biografias Autor

Luciana Maria Estevam Marques, Universidade Federal de São Carlos, Depto. Ciências da Natureza, Matemática e Educação

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Maria Imaculada (1998), especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UNESP de Marília e Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atualmente é professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial atuando principalmente nos seguintes temas: educação, arte e música; como benefício no trabalho de educação especial .É aluna da pós graduação da Universidade Federal de São Carlos, campus Araras, no curso de Mestrado acadêmico em Educação Ciências e Matemática. É membro do Laboratório de tecnologias e inclusão da Universidade Federal de São Carlos- campus ARARAS- SP. Atualmente faz parte de um projeto no jornal JC de Rio Claro, contribuindo na coluna "O extraordinário mundo do conhecimento" a partir de textos narrativos nas temáticas de Ciência e Matemática pautados nas habilidades previstas na BNCC.

Brisa Gama Jungo, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos, graduada em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo e graduanda em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente, atua como Analista de Requisitos de Software. Tem experiência na área de tecnologia da informação, com ênfase em análise de sistemas e experiência em docência nos níveis Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), tanto em escolas públicas quanto em escola particular

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

Físico e Doutor em Educação, Ciência e Tecnologia pela UNICAMP com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, Departamento. de Ciências da Natureza, Matemática e Educação, Campus Araras. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e em Indicadores e Estatísticas Educativas. Líder do Laboratório de Tecnologias e Inclusão, LABINTEC. Professor colaborador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado
2021-11-19
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia