TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS DE 2016 A 2021

Palavras-chave: Recursos Pedagógicos, Educação Tecnológica, Estado do Conhecimento

Resumo

Estudo sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Química nos níveis Médio e Superior. Investigamos publicações brasileiras em revistas classificadas pelo Qualis da CAPES Brasil, sobre materiais de ensino e aprendizagem, para diagnosticarmos em que medida se utilizam esses recursos tecnológicos. Foram encontrados 58 artigos, indicando que escassos recursos nas instituições públicas e falta de treinamento docente sobre TDIC podem ser motivos das poucas publicações. Também que a pouca utilização/criação de TDIC para ensinar Química pode ser consequência de um processo da formação docente que não desenvolve o uso didático de TDIC, ou usa precariamente. A partir de estudos como este, espera-se que a comunidade de ensino de Química perceba a necessidade da produção de trabalhos que abordem o uso e a análise de TDIC, tendo em conta a importância da tecnologia na aproximação dos modelos ao mundo submicroscópico, em atividades presenciais ou a distância.

Biografia Autor

Giuliane Alfonso Lomas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de Graduação Supereior em Licenciatura em Química

Publicado
2021-11-19
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia