ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS E A PROMOÇÃO DE LITERACIA ESTATÍSTICA NO 1.º CEB

  • Maria Laura Geraldo Gomes Escola Superior de Educação de Coimbra
  • Rita Neves Rodrigues
  • Paulo Santos
  • Virgílio Rato
  • Fernando Martins
Palavras-chave: 1.º Ciclo do Ensino Básico, Literacia Estatística, Interdisciplinaridade

Resumo

A literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados  no 1.º Ciclo do Ensino Básico?

O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.

Publicado
2022-04-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia