INTERFACES ENTRE O PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA E O MODELO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA (MTSK)

  • Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro IFSP - Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: Teoria Fundamentada, Dinâmica do conhecimento, Conhecimento didático do conteúdo, Rede de conhecimento, Educação Matemática

Resumo

Explora-se o conhecimento do professor de matemática, em sua prática profissional específica, voltado à incorporação dos contextos nos quais seus estudantes estão imersos no projeto educativo de ensino e aprendizagem de matemática. Apresenta-se um recorte de um estudo mais amplo que contou com a participação de um professor de escola pública no Brasil. Foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observações de aulas, questionário e entrevistas semiestruturadas. Adota-se a noção de conhecimento especializado do professor de matemática, o modelo de mesmo nome (MTSK) e se faz uma análise a partir de movimentos analíticos distintos sobre os mesmos dados, baseada na teoria fundamentada (Grounded Theory), no modelo MTSK e no Programa Etnomatemática. Evidencia-se vínculos entre conhecimentos especializados do docente com outros elementos – seus outros conhecimentos, suas crenças e suas ações – que indicam processos de especialização do conhecimento.

Publicado
2021-11-19
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia