FUTUROS PASSADOS E FUTUROS PRESENTES:

UM DIÁLOGO COM UBI, ESTENDENDO A JUSTIÇA SOCIAL NO NOSSO PÓS-ANTROPOCENO

  • Peter Appelbaum Arcadia University
  • Charoula Stathopoulou University of Thessaly
Palavras-chave: Anthropocene, Ethnomathematics, Coloniality, Mathematics Education, Social Justice

Resumo

Em homenagem a Ubiratan D'Amrosio e sua compreensão da Etnomatemática como um campo dinâmico voltado para a justiça social, e sua extensão dessa preocupação não apenas à educação (matemática), mas também ao planeta como um todo, tentamos um diálogo com suas ideias. . Considerando a continuidade do EM e as maneiras como passados e presentes afetam futuros potenciais, respostas a crises globais contemporâneas e a urgência de um sistema mundial melhor, estendemos os interesses de Ubi em dignidade e reconhecimento para perguntar como a Etnomatemática como uma postura ética pode ser a fonte de ideias para ME e educação em geral, uma causa com a qual acreditamos que a Ubi estaria comprometida.

Publicado
2021-11-19
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia