CREATIVELAB_SCI&MATH | UM ESTUDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES SOBRE ESTATÍSTICAS DA ALIMENTAÇÃO

  • Bento Cavadas Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Raquel Santos Instituto Politécnico de Santarém & Escola Superior de Educação
Palavras-chave: alimentação; biologia humana; estatística; formação inicial de professores; interdisciplinaridade

Resumo

A atividade “CreativeLab_Sci&Math: Estatísticas da alimentação” visa que os estudantes mobilizem saberes sobre a importância da alimentação para a saúde humana, num contexto interdisciplinar com a estatística. Foi usado um guião para estruturar a sequência didática da proposta de trabalho, orientar o trabalho autónomo das estudantes em formação inicial de professores e recolha de dados das suas produções. As 35 estudantes participantes, organizadas em grupos de trabalho, tiveram de criar ementas saudáveis e relacionar indicadores individuais de saúde. Tiveram um bom desempenho na inclusão de alimentos da maioria dos grupos da roda dos alimentos, excetuando as leguminosas. O desempenho foi inferior na diversidade dos alimentos. Foram cometidos alguns erros alimentares e ocorreram dificuldades no respeito dos limites calóricos. Os resultados também sugerem que algumas estudantes têm dificuldade em identificar relações estatísticas entre indicadores e não apresentam conhecimentos sobre estatística inferencial.

Publicado
2022-04-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia