A EUGENIA COMO TEMÁTICA PARA DISCUSSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Resumo
Neste trabalho descrevemos a construção e desenvolvimento de uma sequência didática sobre história da eugenia, voltada para um curso de Ensino Superior em Ciências Biológicas no Brasil. Defendemos e adotamos como referencial teórico a importância da discussão sobre a Natureza da Ciência na formação de docentes em Ciências da Natureza, através da inserção da história e filosofia da ciência nos currículos. A partir desta prática educativa, pudemos verificar que os estudantes possuíam visões distorcidas do trabalho científico e que a leitura de textos originais de cientistas pode ser estratégia metodológica interessante para a construção de visões de ciência mais humanizadas, e próximas da realidade social e política que envolve esta instância. Além disso, apontamos para a necessidade de se trabalhar pedagogicamente para além dos conteúdos de ciência, suas histórias, auxiliando futuras biólogas a compreenderem os processos científicos e seus possíveis pontos de atuação política.