ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
O CASO DE UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ELETROTÉCNICA
Resumo
A educação brasileira é historicamente estruturada de maneira dual e sua superação parte do desenvolvimento de cidadãos integrados na sociedade e que desenvolvam atitudes reflexivas e críticas, como pressupõe a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). Para tanto, neste artigo se analisa as opiniões sobre ACT no curso integrado de Eletrotécnica de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Para tal, foram realizadas entrevistas estruturadas com três docentes ex-coordenadores do curso. A análise de dados se deu pela Análise de Conteúdo temática segundo Bardin (2002), com categorias emergentes. A análise aponta traços positivistas nos entrevistados, que visualizam a ciência como a expressão da verdade e a tecnologia como promotora de progresso. Entretanto, encontrou-se aspectos de contribuições efetivas do curso para a formação do cidadão, com a contextualização dos conhecimentos das ciências e compreensão do impacto na realidade imersa em C&T.