A CONSCIÊNCIA DO PROFESSOR NA ORQUESTRAÇÃO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM EM MOVIMENTO

Palavras-chave: aprendizagem em movimento, gamificação, inventividade, orquestração pedagógica, consciência

Resumo

Os espaços contemporâneos desafiam constantemente o setor educacional a ressignificar epistemologias e práticas que promovam a aprendizagem emancipatória e cidadã. Nessa reconfiguração, a aprendizagem em movimento apresenta potencial pedagógico nos aspectos físico e no desenvolvimento de habilidades interpessoais, mas apresenta desafios no acompanhamento desse processo em espaços geográficos amplos e fora do alcance visual do professor. A prática pedagógica gamificada móvel inventiva MOBinvent é analisada enquanto estudo de caso para compreender como aspectos relevantes dessas atividades em movimento permitem ao professor tomar consciência do que ocorre no processo. Elementos de prova das unidades de análise constituem cadeias de evidências a respeito das proposições e explicitam quais aspetos contribuem para que essa consciência seja maior nas atividade acompanhadas pelo professor, face às atividades realizadas por estudantes sem acompanhamento. Esta explicitação poderá orientar desenvolvimento futuro de instrumentos tecnológicos de apoio à colmatação deste diferencial, proporcionando maior liberdade e assertividade na orquestração pedagógica.

Biografias Autor

Claudio Cleverson de Lima, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor do projeto de extensão Jovem Aprendiz da Universidade Feevale. Doutorando em Educação (UNISINOS) em co-tutela com o doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (Universidade Aberta de Portugal). Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, ênfase em Linguagens e Tecnologias (FEEVALE, 2014) Especialista em Mídias na Educação (UFPel, 2013) professor licenciado em Computação (FEEVALE, 2011). Pesquisador em Tecnologias Digitais na Educação (EdTech), Mobile Learning, Gamificação e Internet das Coisas aplicada à educação. Professor de Informática Educativa para Séries Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas públicas, privadas e técnicas da região do Vale do Rio dos Sinos/RS. Professor do curso Técnico em Informática nas disciplinas de Inglês Técnico, Sistemas Operacionais, Lógica de Programação e Tópicos Avançados em TI. Orientador de Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em TI. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Digital e Internet das Coisas (IoT) nas suas relações com os espaços educativos escolares e não-escolares contemporâneos. Revisor de periódicos nas áreas de Educação, Desenvolvimento e Cultura Contemporâneas. Tradutor-intérprete em língua inglesa. Voluntário em instituições voltadas aos portadores de Síndrome de Down e câncer infantil. Mantém o blog ColaboraBR, disponível em http://claudiodelima.wordpress.com

Leonel Caseiro Morgado, INESC TEC, CIAC, LE@D, & Universidade Aberta, Coimbra, Portugal

Leonel Morgado é Professor Auxiliar com Agregação. Leciona na Universidade Aberta de Portugal nos cursos da secção de informática, nas áreas de métodos de investigação, mundos virtuais e programação. Desenvolve trabalho de investigação científica e desenvolvimento tecnológico sobre mundos virtuais desde 2000, em especial no apoio tecnológico ao ensino e à aprendizagem, tendo vindo a concentrar-se nas plataformas multiutilizador desde 2006. É autor de mais de 100 publicações científicas, incluindo artigos em revistas, comunicações em conferências e capítulos de livros. Antes de abraçar a carreira académica foi diretor técnico-comercial de uma empresa de importação, distribuição e venda de hardware, terminologista da localização do MS Office 97 e do Oracle InterOffice, consultor linguístico da IBM/Lotus, coordenador de equipas de desenvolvimento Web e de implantação de software, e gestor de equipas de combate à infoexclusão

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Eliane Schlemmer é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1992). Atualmente, é professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.gpedu.com.br), desde 2004. Conceptora e desenvolvedora de softwares e ambientes digitais virtuais educacionais, tais como: Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-UNISINOS, Mundo Virtual em 3D - AWSINOS (Metaverso Eduverse), Ilha UNISINOS e Ilha RICESU (Second Life), GPe-dU (OpenSimulator), Agente Comunicativo MARIÁ (em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Ambiente Virtual de Aprendizagem para dispositivos móveis - COMTEXT® (Competências em Contexto - em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração e com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada), do Alternate Reality Game (ARG) Fantasmas no Museu?, do Pervasive Augmented Reality Game In Vino Veritas e "Ágora do Saber" e, do app Obsidian Catch. É também conceptora da tecnologia-conceito Espaço de Convivência Digital Virtual ? ECODI e Espaço de Convivência Híbrido e Multimodal - ECHIM. Principais áreas de atuação - pesquisa, desenvolvimento, docência, assessoria e consultoria na área da Educação, Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Metaversos - Mundos Digitais Virtuais em 3D, Games e Gamification, Agente Comunicativo, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e de Prática, Metodologia Inventivas. Atua desde 1989 na área, com experiência em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior incluindo Pós-Graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado e; em assessoria, consultoria e capacitação na área de Educação Digital, Educação Online e Educação Corporativa.

Publicado
2020-11-26
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia