FAMÍLIAS COMO RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM E O ENSINO DA MATEMÁTICA

  • Marta Civil University of Arizona

Resumo

Neste artigo, discuto a importância de envolver  professores e famílias em autênticos diálogos sobre educação matemática, como um caminho para uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Isto é particularmente importante em comunidades minoritárias, como as de origem imigrante. Baseado em quase 30 anos de trabalho com famílias de origem mexicana no sul dos Estados Unidos, apresento estratégias que promovem conversas matemáticas entre a casa e a escola. No centro deste trabalho se situa o conceito de "pais como recursos intelectuais", que enfatiza as experiências dos pais (das famílias) e o conhecimento das matemáticas como valores para o ensino e a aprendizagem das matemáticas nas escolas. Focando nas vozes de pais imigrantes, discuto questões relativas às percepções sobre a educação matemática, a avaliação do conhecimento, e as relações entre língua e matemática. Estas questões são centrais para apoiar a participação de os estudantes na aula de matemática.

Publicado
2020-11-26
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T