MIÚDOS ECO-SUSTENTÁVEIS

  • Maria Manuel Silva Azevedo Agrupamento de Escolas D. Maria II, V.N. Famalicão
Palavras-chave: Educação Ambiental; Floresta autóctone; Prevenção de incêndios; Política dos 3Rs; Trabalho prático e de campo

Resumo

Promover a educação Ambiental constitui uma via para estimular as crianças a aprenderem a Ciência com prazer. Este estudo baseia-se nos resultados de um Projeto Educativo implementado com crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. Este projeto consistiu na implementação de diversas atividades, explorando conceitos relacionados com a Educação Ambiental. A eficácia do projeto foi avaliada através da interação das crianças e produtos resultantes. Esse projeto promoveu a melhoria do conhecimento no que respeita a educação ambiental, promoveu o trabalho prático/campo, estimulou a criatividade e promoveu a ligação entre Solidariedade e Meio Ambiente. As crianças consideraram esta experiência emocionante e valiosa e acreditam que este projeto ajudou a melhorar sua compreensão e interesse por esses assuntos. Concluindo, este estudo destaca a importância de conscientizar as crianças sobre a importância da Educação Ambiental.

Publicado
2020-11-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia