EXPOSIÇÕES DE IMERSÃO EM JARDINS BOTÂNICOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A DIVULGAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

  • Maria Paula Correia Souza Universidade de São Paulo e Percebe
  • Martha Marandino
Palavras-chave: : educação em museus (museum education), educação não formal (informal education), museus e biodiversidade (museums and biodiversity), discurso expositivo, educação em jardins botânicos (botanical gardens education)

Resumo

Biodiversidade e conservação são temas multidimensionais que aparecem nas várias mídias sob diferentes abordagens e níveis de complexidade. As exposições dos jardins botânicos têm tido importante papel para a divulgação desses temas e diferentes estratégias vêm sendo usadas, como por exemplo as exposições de imersão. Com o intuito de entender como a biodiversidade e conservação estão sendo tratadas nestes locais, analisamos duas exposições de imersão em jardins botânicos no Brasil. Para isso, foram criadas categorias de análise que versam sobre as relações entre humanos e natureza (abordagens sociais da biodiversidade) e com base nelas, foram classificados trechos das exposições que incluem o ambiente, textos, audiovisuais e outros elementos expográficos. Nota-se o predomínio de abordagens menos integradoras, em que o ser humano está apartado da biodiversidade, chamando a atenção para que sejam adotados discursos mais atuais e complexos sobre a biodiversidade e conservação e que incluam  aspectos sociais, políticos e culturais.

Referências

Buijs, A. E. , Fischer, A., Rink, D., Young, J. (2008) Looking beyond superficial knowledge gaps: understanding public representations of biodiversity. IJBSM 4 (2):65-80

Bitgood, S. (1990) The Role of simulated immersion in exhibition, Technical Report, n. 90-20. Jacksonville, AL: Center for Social Design.

Brasil, 2012. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável: Pesquisa nacional de opinião. Principais resultados. Rio de Janeiro: Overview, 2012. 82 p.

Creswell, J. W., Clark, V. L. P. (2011). Designing and Conducting Mixed Methods Research. 12nd edn. Thousand Oaks

Sage Publications.

Davallon, J., Grandmont, G. & Schielle, B.. L’environnement entre au Musée. Collection Muséologies. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1992. 206 p. il

Davallon, J. (2010) Comunicação e sociedade: pensar a concepção da exposição. in: Benchetrit, S. F., Besserra, R. Z. e Magalhães, A. M. (org.). Museus e comunicação – exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional, 21-34.

Dean, D. (1994) Museum Exhibition: theory and practice. New York: Routledge, 177p.

Fischer, A.& Young, J.(2007) Understanding mental constructs of biodiversity: Implications for biodiversity management and conservation. Biological Conservation, v.136, n. 2, 271-282.

Haraway, D. J. (1992) The Promises of Monsters: A Regenerative Politics for Inappropriate/ d Others. In: Grossberg, L., Nelson, C. and Treichler, P. A. (orgs) Cultural Studies. New York: Routledge, 295–337.

Harrison I, Laverty M, Sterling E (2004) Definition of biodiversity. http://cnx.org/content/m12151/1.2/. Acessed: 15 jul. 2020.

IPCC (2019): Climate Change and Land: an IPCC special report on climate change, desertification, land degradation, sustainable land management, food security, and greenhouse gas fluxes in terrestrial ecosystems [P.R. Shukla, J. Skea, E. Calvo Buendia, V. Masson-Delmotte, H.-O. Pörtner, D. C. Roberts, P. Zhai, R. Slade, S. Connors, R. van Diemen, M. Ferrat, E. Haughey, S. Luz, S. Neogi, M. Pathak, J. Petzold, J. Portugal Pereira, P. Vyas, E. Huntley, K. Kissick, M. Belkacemi, J. Malley, (eds.)]. In press.

Johnson, R. B., & Onwuegbuzie, A. J. (2004). Mixed Methods Research: A Research Paradigm Whose Time Has Come. Educational Researcher, 33(7), 14–26. https://doi.org/10.3102/0013189X033007014

Kaltenborn, B. P., Gundersen, V., Stange, E., Hagen, D., Skogen, K. (2016) Public perceptions of biodiversity in Norway: From recognition to stewardship? Norsk Geografisk Tidsskrift - Norwegian Journal of Geography v. 70 , n. 1.

Loomis, R. J. (1987) Museum visitor evaluation : new tool for management. English, Book, Illustrated edition: 306p.

Lopes, M. M. (1997) O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo: Hucitec, 369p.

Loreiro, M. L. N. M. (2010)Divulgação científica em museus: as coleções e seu papel na linguagem expográfica. In: Semedo, A.; Nascimento, E. N. (Coord.) Actas do I Seminário de Investigação em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola. v.2. Porto: Universidade do Porto, 207-215.

Lude, A .(2010) The Spirit of Teaching ESD – Biodiversity in Educational Projects. In: Ulbrich K, Settele J, Benedict ff (eds) Biodiversity in Education for Sustainable Development: reflection on school-research cooperation. Pensoft Publishers, Sofia, p 17-30.

Mace, G. (2014) Whose conservation? Science 345 (6204):1558-1560

Marandino, M., Diaz Rocha, P. E. (2011) La Biodiversidad en Exposiciones inmersivas de museos de ciencias: implicaciones para educación en museos. Enseñanza de las Ciencias 29 (2):221-236

Marandino, M., Campos, N. F., Caffagni, C. W. et al. (2012) A percepção de biodiversidade em visitantes de museus: um estudo no Brasil e na Dinamarca antes da visita. Tempo Brasileiro 188:97-112

Marandino, M., Achiam, M., Oliveira, A. DE. (2015a.) The diorama as a means for biodiversity education In: Natural History Dioramas - History, Construc¬tion and Educational Role. Dordrecht: Springer Netherlands, p. 251-266.

Marandino, M., Laurini, C. R.; Silva, A. B. F; Prado, F. A.; Branco, M. F.; Uezono, P. Y. (2015b) O que o público adulto entende sobre biodiversidade durante visitas a museus de ciência? X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia, São Paulo.

Martins, L. C. (2011). A constituição da educação em museus: o funcionamento do dispositivo pedagógico museal por meio de um estudo comparativo entre museus de artes plásticas, ciências humanas e ciência e tecnologia. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.48.2011.tde-04072011-151245.

Mortensen, M. (2010) Exhibit engineering: a new research perspective. Doctoral Dissertation. Department of Science Education University of Copenhagen, Copenhagen.

Oliveira, A. D. e Marandino, M. (2011) A Biodiversidade no Saber Sábio: investigando concepções de biodiversidade na literatura e entre pesquisadores. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v.1, n.1, 51-66.

Pascual, U.; Balvanera, P., Díaz, S. et al. (2017) Valuing nature’s contributions to people: the IPBES approach. Curr Opin Environ Sustainability 26-27: 7-16. https://doi.org/10.1016/j.cosust.2016.12.006

Pereira, L. M., Davies, K. K., den Belder, E, et al. (2020) Developing multiscale and integrative nature–people scenarios using the Nature Futures Framework. People Nat. 00: 1– 24. https://doi.org/10.1002/pan3.10146

Porcedda A, Landry J, Lepage L (2006) Musées de sciences et développement durable: militantisme ou chan¬gement de paradigme? In: Emond A (org) Lʼéducation mu¬séale vue du Canada, des Etats-Unis et dʼEurope: recherché sur les programmes et les expositions. Editions Multimondes, Montreal, p 279-292

SNUC (2000) Sistema Nacional de Unidades de Conservação; Lei 9.985 de 18 de julho de 2000; Ministério do Meio Ambiente.

Soares, M. P. (2019 ) Os bastidores de uma exposição de um museu de história natural: o processo de produção do discurso expositivo e seus agentes / Marcus Pinto Soares; Sandra Lucia Escovedo Selles, orientadora; Martha Marandino, coorientadora. Niterói.

Souza, M. P. C. (2017). O discurso expositivo sobre biodiversidade e conservação em exposições de imersão. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.48.2018.tde-25062018-113128.

Tawane, N. (2020) Com 12 mil focos de incêndio, desmatamento avança no Cerrado durante a pandemia. Brasil de Fato. Agosto de 2020. Brasilia. https://www.brasildefato.com.br/2020/08/02/com-12-mil-focos-de-incendio-desmatamento-avanca-no-cerrado-durante-a-pandemia

UEBT Union for Ethical BioTrade (2016) Biodiversity Barometer. Available in http://www.biodiversitybarometer.org/biodiversity-barometer-reports/. Acessed March 2020

Publicado
2020-11-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia