INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: COMPROMISSOS PARA O DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO E SUSTENTÁVEL

  • Frederico Alan de Oliveira Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: educação inclusiva, formação de professores, investigação em educação, práticas docentes

Resumo

O mundo atual está imerso em um cenário com inúmeros problemas que somente poderão ser revertidos por cidadãos conscientes que compreendam os desafios existentes e saibam como superá-los. Sendo assim, para que isso ocorra é necessário uma educação que seja inclusiva e transformadora, que atenda às necessidades dos indivíduos independentemente das suas características. O entendimento da importância de estabelecer uma educação com essa visão não é nova, como se verifica nos inúmeros documentos oficiais produzidos pelos organismos internacionais ao longo dos anos. Para tornar essa realidade possível na Educação de Ciências, Matemática e Tecnologia, neste trabalho serão apresentadas cinco propostas de ações que buscam melhorar a investigação, a formação de professores e as práticas docentes, indicando os possíveis impactos que podem ser produzidos na forma de pensar e fazer uma educação que seja efetivamente inclusiva em todos os níveis de instrução.

Publicado
2020-11-26
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T