ENSINO DE QUÍMICA E JOGOS TEATRAIS: UMA PESQUISA SOBRE A INTENCIONALIDADE DOS GESTOS

  • Leonardo Maciel Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Waldmir Nascimento de Araújo Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Gabriel Alves Pinto
Palavras-chave: ensino de química, jogos teatrais, gesto, intencionalidade

Resumo

Os jogos teatrais têm sido inestigados no ensino de Química. O objetivo desta pesquisa é analisar se os jogos teatrais podem auxiliar na explicitação dos modelos construídos por estudantes acerca de conceitos de Química. Foi investigada a realização de um jogo teatral sobre Equilíbrio Químico. Os colaboradores foram estudantes da educação básica de uma escola particular no Estado do Rio de Janeiro. A abordagem foi qualitativa, os dados foram coletados por meio de filmagem e em sua análise foram mobilizados conceitos do campo da semiótica, tais como gesto, intencionalidade, frase gestual, unidade gestual e categorizações de gestos. Verificamos que o jogo teatral possibilitou aos estudantes um outro caminho semiótico para expor suas ideias e concepções, o gesto. E que por meio da leitura da intencionalidade e das características expressas pelos gestos é possível analisar características dos modelos e ideias construídos pelos estudantes.

Biografias Autor

Waldmir Nascimento de Araújo Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui licenciatura em química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ).

Gabriel Alves Pinto

Licenciado em Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEQUI-IQ UFRJ).

Publicado
2020-11-26
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia