ENSINAR, APRENDER E DIVULGAR CIÊNCIA: DO CLUBE DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS À CRIAÇÃO DE UM CENTRO DE RECURSOS

  • José Jorge Teixeira Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins
  • Lígia Teixeira Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins
  • Armando A. Soares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave: Educação STEM, Comunidade, Projetos, Ensino não formal, Metodologia

Resumo

O Clube do Ensino Experimental das Ciências (CEEC) nasceu em 2006 para aproximar a ciência aprendida na escola da comunidade e melhorar os conhecimentos/competências experimentais dos alunos. A partir das parcerias estabelecidas e dos prémios obtidos com o CEEC criou-se, em 2019, um Centro de Recursos de Atividades Laboratoriais Móveis (CRALM) que tem por finalidades promover a inclusão, a flexibilização curricular, o acesso a recursos experimentais, etc. Este trabalho tem como principais objetivos fazer uma revisão da metodologia e das atividades implementadas no CEEC, divulgar e partilhar as atividades promovidas pelo CRALM e apresentar o impacto que o CRALM e o CEEC têm na comunidade e na aprendizagem dos alunos. Os resultados mostram que os alunos participantes do CEEC e do CRALM melhoraram os resultados académicos e que as atividades implementadas na comunidade são motivadoras, contribuem para a aprendizagem de quem as realiza e têm tido destaque nos media nacionais/locais.

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Publicado
2020-11-26
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia