LETRAMENTO CIENTÍFICO VOLTADO AO ATIVISMO: CONTEXTOS E PROCESSOS INDUTIVOS À CONSTRUÇÃO DE ELEMENTOS POLÍTICOS

  • Edgar Miranda da Silva Programa de Mestrado em Práticas de Educação Básica (MPPEB) - Colégio Pedro II (CPII)
  • Pedro Guilherme Rocha dos Reis Universidade de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-9549-2516
Palavras-chave: Letramento Científico Crítico, Ativismo, Contextos

Resumo

A pesquisa buscou compreender os processos de indução formulados por professores e a manifestação do ativismo de alunos em contextos de Letramento Científico Crítico voltados à discussão socioambiental, destacando possibilidades de operacionalização de elementos políticos e do ativismo no âmbito de uma iniciativa de ensino de ciências desenvolvida por professores e estudantes, integrantes de uma Comunidade de Práticas. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso e seu desenho orientou-se por elementos da pesquisa-ação desenvolvida em três etapas: planejamento; implementação; e avaliação. A análise dos atos de fala nos contextos propostos apontou a manifestação de elementos como o empoderamento e a agência, considerados indissociáveis e necessários a ações de ativismo político, pois podem incidir na ativação da capacidade de ação discursiva e cooperativa nas arenas públicas. Além disso, foi percebida a ampliação das categorias de interpretação e representação da realidade de professores e estudantes, adensando a visão da realidade.

Biografia Autor

Pedro Guilherme Rocha dos Reis, Universidade de Lisboa

Pedro Reis is Full Professor in Science Education at the Institute of Education, University of Lisbon, where he coordinates the PhD programme in Science Education.
In addition to his PhD (U. Lisbon, 2004) and MEd (U. Lisbon, 1997) in education, he holds a BSc (U. Lisbon, 1988) degree in biology. Prior to his work as a professor, he worked as a teacher of science in elementary and secondary schools.
He has published and been involved in research about: a) teaching the nature of science and technology and assessing its understanding; b) the discussion of socio-scientific issues in science education; c) teachers’ and students’ informed and negotiated actions to address social and environmental issues associated with the fields of science and technology; and d) ICT integration in science education. He has been involved in research, teacher training and curriculum development projects in Portugal, other European countries, Africa and Latin America.

Publicado
2025-05-28
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia