CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS NO ESTUDO DE PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS E NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS AMBIENTAIS

  • Caio Moralez de Figueiredo Universidade de São Paulo
  • Renata Almeida Chagas Universidade de São Paulo, Brasil; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Salete Linhares Queiroz Universidade de São Paulo
Palavras-chave: ensino superior, chemistry, narrativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e analisar uma prática educativa realizada em um curso de Bacharelado em Química, com o propósito de desenvolver conhecimentos ambientais dos graduandos relacionados aos processos oxidativos avançados. Para tanto, foi solicitada a criação de narrativas no formato de vídeos curtos animados na plataforma Scratch, abordando o tratamento de efluentes industriais. As sete narrativas analisadas, todas disponíveis online, contemplaram conhecimentos de sistema, de ação e de eficácia, relacionados ao conhecimento ambiental. A articulação desses diferentes conhecimentos pelos estudantes aponta para o êxito da prática educativa, que incentiva comportamentos ambientalmente responsáveis.

Publicado
2025-05-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia