UTILIZAÇÃO DA LITERATURA PRIMÁRIA ADAPTADA PARA INTRODUZIR AOS ALUNOS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: UM CASO DE POLUIÇÃO LUMINOSA E BIODIVERSIDADE
Resumo
As questões sociocientíficas (SSI) fornecem contextos para compreender informação científica no âmbito da educação em ciências. Os estudantes aprendem o que é ciência e como esta é produzida. Literatura primária adaptada (APL) facilita a leitura crítica de textos científicos por parte dos jovens. O objetivo da nossa investigação foi estudar o desenvolvimento da compreensão de SSI por parte dos alunos do ensino básico através da introdução de APLs. Cinquenta alunos eslovenos estudaram três APLs que abordavam os efeitos da poluição luminosa em aves, morcegos e traças. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram competências de pensamento de ordem superior e conhecimentos científicos e demonstraram maior interesse e confiança para estudar APLs, suportando a eficácia do uso de APLs com alunos do ensino básico. Isto é importante porque é nestas idades que os estudantes começam a desenvolver preferências relativamente à sua carreira e capacidades para adotar perspetivas sociais e raciocinar moralmente.