GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE ECOLOGIA: ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA COM O JOGO SOBRE O BIOMA PANTANAL

Palavras-chave: Metodologia Ativa, Educação Ambiental

Resumo

O jogo "Pantanal em Apuros" aborda os impactos das ações humanas no bioma Pantanal, como as queimadas criminosas, e promove a educação ambiental. Reconhecido como Patrimônio Natural Mundial, o Pantanal é essencial para a biodiversidade e os ecossistemas. O jogo de tabuleiro, com piões que representam animais locais atravessando áreas em chamas até uma reserva biológica, insere elementos de sorte e azar para estimular o aprendizado. A proposta visa diversificar práticas pedagógicas, engajar estudantes na temática ambiental e incentivar o apoio a políticas públicas e ONGs voltadas à conservação. Os resultados indicaram que o jogo favorece a compreensão crítica sobre a conservação ambiental no Pantanal.

Biografias Autor

Murilo Ferreira Andrade, Universidade Federal de Lavras

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Lavras.

Mariana Andrade Nunes, Universidade Federal de Lavras

Licencianda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG).

Ana Gabriella Alves Andrade, Universidade Federal de Lavras

Licencianda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG).

Henrique Pereira do Espírito Santo, Universidade Federal de Lavras

Licenciando em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG).

Graziele Santiago da Silva, Universidade Federal de Lavras

Professora Substituta no Departamento de Ecologia e Conservação da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), Doutora em Ecologia Aplicada.

Publicado
2025-05-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia