UM ESTUDO COM ALUNOS DE 9º ANO SOBRE ENVOLVIMENTO E PRÁTICAS EPISTÉMICAS RECORRENDO A SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS

  • Carla Márcia Vilela Alves José Mário Alves e Ana das Dores G,Vilela
  • Ana Edite Cunha Escola Secundária São Pedro
  • Isabel Cristina Sousa Escola Secundária São Pedro
  • Maria Fátima Moura Escola Secundária São Pedro
  • Nonato Junior Medeiros Universidade de Trás -os- Montes e Alto Douro
Palavras-chave: autonomia; desenho da tarefa; práticas de ensino; aprendizagem, conceptualizar.

Resumo

 Neste trabalho, pretende-se identificar e descrever as características das práticas epistémicas dos alunos e do seu envolvimento produtivo, durante o uso de simulações computacionais (SC). O estudo foi realizado com 140 alunos de nono ano de escolaridade em aulas de física e química com a utilização de SC. Foi feito o acompanhamento através de uma ficha experimental semiaberta. Os resultados permitem compreender como os alunos se envolvem produtivamente e as principais práticas epistémicas (PE) que emergem desta implementação. Verificou-se que apareceram PE de elevado nível, como Questionar conceptualmente, Conceptualizar, Manusear conceptualmente, avaliar criticamente, comunicar autonomamente, etc. O uso das SC no ensino das Ciências é uma mais-valia para explorar conteúdos que exigem uma abstração maior permitindo que os alunos se envolvam autonomamente e aprendam mais e melhor.

Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia