USO DO CHATGPT NO PLANEAMENTO DO ENSINO DE QUIMICA – POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA IA PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

  • José Luís Araújo
  • Isabel Saúde
  • António Pedro Pedro Costa Universidade de Aveiro
  • J. Bernardino Lopes
Palavras-chave: Inteligência Artificial, ChatGPT, Ensino de Química, Atividades laboratoriais, Papel do Professor.

Resumo

A mesa redonda explorou o potencial do ChatGPT para revolucionar o ensino da química. Embora a IA se tenha mostrado promissora na geração de protocolos laboratoriais personalizados, os participantes também destacaram vários desafios, incluindo o risco de imprecisões científicas e a necessidade de supervisão dos professores. A discussão enfatizou a importância da formação de professores para integrar eficazmente a IA nas salas de aula e a evolução do papel dos professores na facilitação da aprendizagem dos alunos. Destacaram-se os desafios significativos da integração da IA na educação, incluindo a resistência dos professores devido à carga de trabalho e à falta de formação. Embora os alunos possam estar ansiosos por adotar novas tecnologias, foram levantadas preocupações sobre as suas capacidades na utilização de IA. O futuro da IA na educação foi concebido como uma experiência de aprendizagem personalizada, mas também foram enfatizadas as considerações éticas e o potencial de utilização indevida.

Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T