PENSAMENTO COMPUTACIONAL E PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO 1.º ANO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Práticas de Ensino Exploratório, Pictogramas, Dados e Probabilidades

Resumo

O pensamento computacional é uma capacidade fundamental que contribui para o indivíduo participar ativamente na sociedade atual. Tendo a escola a função de preparar os alunos para a vida em sociedade é necessário desenvolvê-la na escolaridade obrigatória. A presente prática educativa aborda o desenvolvimento do pensamento computacional, através de práticas de ensino exploratório, numa turma de 1.⁰ ano do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico, organizada em seis grupos de trabalho, seguindo-se as quatro fases: introdução da tarefa, realização, discussão e sistematização das aprendizagens matemáticas. O principal objetivo da prática educativa foi desenvolver o pensamento computacional, através da implementação de práticas de ensino exploratório, tendo por base uma tarefa envolvendo o conceito de pictogramas do tema Dados e Probabilidades. Com a realização desta prática educativa observaram-se evidências do desenvolvimento das dimensões abstração, decomposição, algoritmia, depuração e reconhecimento de padrões.

Publicado
2025-05-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia