DESENVOLVENDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A LITERACIA ESTATÍSTICA ATRAVÉS DA PLATAFORMA HYPATIAMAT

Palavras-chave: Artefactos digitais, Pensamento Computacional, Dados e Probabilidades, Ensino Exploratório, Diagrama de caule-e-folhas

Resumo

O Pensamento Computacional (PC) tem ganho relevância nos currículos de Matemática em vários países, sendo reconhecido como uma capacidade essencial para a participação ativa na sociedade moderna. Este artigo apresenta uma prática realizada numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico português, onde foram observadas dificuldades em conteúdos do tema Dados e Probabilidades. Na implementação, que decorreu em 4 sessões, utilizou-se a Plataforma Hypatiamat, para promover a compreensão de conteúdos como o diagrama de caule-e-folhas simples e duplo, a moda, o mínimo e o máximo. Os resultados indicam que a utilização dessas ferramentas digitais favoreceu a compreensão das representações gráficas e a análise de dados, além de contribuir para o desenvolvimento do PC. Assim, o estudo destaca a importância de práticas pedagógicas que incorporam recursos tecnológicos no ensino da Matemática, evidenciando o seu potencial para enriquecer o aprendizado e melhorar a literacia estatística dos alunos.

Publicado
2025-05-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia