PRÁTICA PEDAGÓGICA COM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA E PERCEÇÕES DA DOCENTE E ESTUDANTES

  • Maria Castelhano Universidade do Porto
  • Daniela Pedrosa Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal & Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) https://orcid.org/0000-0001-9536-4234
  • Diana Almeida Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal & Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF)
  • Leonel Morgado Universidade Aberta & INESC TEC
Palavras-chave: Realidade Virtual Imersiva, Ensino Superior, Multimédia, Redes Sociais

Resumo

Este artigo descreve uma prática educativa desenvolvida no Ensino Superior, com o objetivo de explorar a integração da Realidade Virtual Imersiva (RV-I) como ferramenta pedagógica. A atividade envolveu a exploração de um cenário virtual, a criação de uma publicação multimédia para disseminação no Facebook e a reflexão crítica sobre o papel do criador/gestor de conteúdos digitais. Os dados foram recolhidos através de grelhas de observação, questionário aos estudantes e entrevista à docente. Os resultados indicam que, apesar de alguns constrangimentos técnicos , a atividade foi percecionada como motivadora e inovadora. Os estudantes destacaram a imersão, a utilidade pedagógica da ferramenta e a vontade de repetir a experiência. A docente, por sua vez, salientou a importância da preparação técnica, da formação docente e da flexibilidade na planificação. Conclui-se que a RV-I apresenta potencial para enriquecer o ensino superior, desde que acompanhada de estratégias de implementação bem delineadas

Publicado
2025-05-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia