REFERÊNCIA A MULHERES CIENTISTAS – UMA ANÁLISE AOS MANUAIS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA DO 7º ANO DO ENSINO BÁSICO
Resumo
A escola exerce um papel fundamental na construção da identidade profissional das jovens estudantes relativamente às áreas STEM. Assumindo por base a questão de investigação “Existe sub-representação das mulheres nos manuais escolares da disciplina de Físico-Química do 7º ano?”, a presente investigação tem como objetivo analisar a menção a mulheres e cientistas mulheres nos manuais de Físico-Química do 7º ano do ensino básico, tratando-se de estudo exploratório da fase inicial de uma investigação de maior dimensão. Foram analisados dois manuais disponibilizados pelas editoras, no ano letivo 23/24, seguindo uma metodologia quantitativa, recorrendo à técnica de análise de conteúdo e análise estatística descritiva. Os resultados evidenciam uma total ausência da menção a cientistas mulheres nos manuais analisados, bem como uma sub-representação na maioria das categorias de análise consideradas.