DESENVOLVER A ARITMÉTICA MENTAL ATRAVÉS DO ENSINO EXPLORATÓRIO COM SERIOUS GAMES

  • Beatriz Guiomar 1Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Coimbra, Portugal
  • Yelitza Aveiro Freitas Escola Superior de Coimbra
  • Ricardo Pinto Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal; Associação Hypatiamat, Portugal
  • Elisabete Pinto Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Escola Básica de Brasfemes, Portugal
  • Virgílio Rato Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
  • Fernando Martins Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal; inED– Centro de Investigação e Inovação em Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal; Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã, Portugal; SPRINT – Centro de Investigação & Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde, Portugal
Palavras-chave: Serious Games, Plataforma Hypatiamat, Adição

Resumo

A aritmética mental é uma competência base da Matemática e associa-se ao Cálculo Mental, uma vez que envolve resolver operações aritméticas mentalmente sem usar qualquer apoio escrito. Neste artigo apresentamos uma prática educativa para desenvolver a aritmética mental de alunos do 1.⁰ ano de escolaridade do 1.⁰ Ciclo do Ensino Básico, com o uso de Serious Games da Plataforma Hypatiamat e com base no modelo de Ensino Exploratório. O objetivo das quatro sessões foi desenvolver a aritmética mental usando a operação aritmética adição. Os alunos resolveram, em pares, tarefas que envolveram conceitos matemáticos relacionados com a adição. Estas sessões contribuíram para o desenvolvimento da aritmética mental dos alunos, verificando-se uma melhoria na compreensão da operação aritmética adição, no reconhecimento dos sentidos da adição e na diferenciação dos termos que compõem a mesma: parcelas e soma.

Publicado
2025-05-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia