INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS AUTORAIS
Resumo
Neste artigo foi realizada uma análise sobre a maneira que a interdisciplinaridade presente nos Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) desenvolvidos por professores em formação inicial contribuem para a transformação da prática docente. Foi realizada uma pesquisa de aspecto qualitativo de caráter descritivo dos MADEs desenvolvidos durante o percurso do componente curricular Tecnodocência, ofertado nos cursos de Licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Foram descritos dois MADEs produzidos em formato de livro-jogo(LJ) intitulados Culinária e Labirinto - Cuida na fuga, desenvolvidos no ano de 2023, por duas equipes interdisciplinares. A pesquisa foi dividida em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Foi possível concluir que os MADEs analisados promoveram aprendizagens mútuas por meio da interação e da integração de diferentes disciplinas e profissionais no desenvolvimento de um único produto. No entanto, ainda existe a necessidade de aprimoramentos, nos aspectos da interdisciplinaridade e na estrutura do design do LJ.