INTERDISCIPLINARIDADE E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS AUTORAIS

Palavras-chave: Livro-jogo, Métodos de ensino, Desenvolvimento profissional, Tecnologias educacionais

Resumo

Neste artigo foi realizada uma análise sobre a maneira que a interdisciplinaridade presente nos Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs) desenvolvidos por professores em formação inicial contribuem para a transformação da prática docente. Foi realizada uma pesquisa de aspecto qualitativo de caráter descritivo dos MADEs desenvolvidos durante o percurso do componente curricular Tecnodocência, ofertado nos cursos de Licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Foram descritos dois  MADEs produzidos em formato de livro-jogo(LJ) intitulados Culinária e Labirinto - Cuida na fuga, desenvolvidos no ano de 2023, por duas equipes interdisciplinares. A pesquisa foi dividida em três etapas: planejamento, coleta e análise de dados. Foi possível concluir que os MADEs analisados promoveram aprendizagens mútuas por meio da interação e da integração de diferentes disciplinas e profissionais no desenvolvimento de um único produto. No entanto, ainda existe a necessidade de aprimoramentos, nos aspectos da interdisciplinaridade e na estrutura do design do LJ.

Biografia Autor

Letícia de Castro Viana, Universidade Federal do Ceará

Atualmente mestranda no programa de pós-graduação em Ciências Morfofuncionais da Universidade Federal do Ceará(UFC) e é orientadora da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada (LAEMA) - UFC. Em 2023 foi instrutora do Programa de Articulação entre Graduação e Pós-Graduação (PROPAG) - UFC. É formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2023) e em Bacharelado de Ciências Biológicas pela UFC (2022). De 2019 até 2021 foi IC do Laboratório de Bioprospecção de Recursos Regionais (Bioprospec)-UFC. Em 2019 foi bolsista do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), UFC 2014-2015 foi bolsista IC do Laboratório de Tecnologia de Materiais, UFC

Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia