O USO DA WEBQUEST E O ENSINO DE POLIEDROS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: Formação de professor, Licenciatura em matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Neste estudo, compartilha-se a experiência dos autores, estudantes da disciplina de Informática Aplicada ao Ensino de Matemática (IAEM) do curso de Licenciatura em Matemática em uma instituição de ensino superior, localizada na região metropolitana de Fortaleza/CE, ao desenvolverem e implementarem uma WebQuest sobre Poliedros.  Essa atividade ocorreu durante as aulas realizadas na turma do 2º ano do ensino médio, na escola Liceu Professor Francisco Oscar, em Maracanaú/CE. O principal objetivo dessa proposta foi integrar as tecnologias da informação ao ensino de conceitos matemáticos, proporcionando uma abordagem dinâmica e interativa. Além disso, destaca-se a busca por envolver os alunos de maneira efetiva em um ambiente virtual e prático, com o intuito de contribuir para o entendimento dos Poliedros. A atividade proporcionou aos alunos uma compreensão mais clara e prática dos conceitos matemáticos abordados, e ocorreu uma participação ativa dos discentes, que mostraram-se envolvidos na construção das atividades propostas.

Biografias Autor

Krishna Hoana de Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Redes de Computadores pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Maracanaú(2017) e ensino-medio-segundo-graupela EEFM Tenente Mário Lima - Maracanaú, CE(2016), além de ser licencianda em Matemática pelo IFCE campus Maracanaú.

Ana Karla Rodrigues Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Licencianda em Matemática, pelo IFCE campus Maracanaú

Tiago Gadelha de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

É Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2008) e possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Participou de projetos de iniciação científica como bolsista do cnpq nas áreas de Matemática Aplicada e Álgebra Linear durante o período de 2006 a 2007. Atuou como tutor a distância no curso de Licenciatura em Matemática pelo IFCE durante o período de 2009 a 2011 e também como professor formador de 2015 a 2016. Tem experiência na área de Educação Matemática. É mestre em Matemática, programa PROFMAT (2014), pela Universidade Federal do Ceará. Concluiu o mestrado em Matemática (2018) e o Doutorado em Matemática (2021) pela Universidade Federal do Ceará e é professor do IFCE, campus Maracanaú. Atualmente é Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática do IFCE campus Maracanaú.

Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia