CONHECER E VALORIZAR A BIODIVERSIDADE VEGETAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES

  • Sílvia Ferreira Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação https://orcid.org/0000-0003-0646-1601
  • Joana Costa
  • Mariana Santana Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
  • Sara Pôla
Palavras-chave: biodiversidade vegetal, formação inicial de professores, trabalho de campo, aplicação Seek by iNaturalist

Resumo

O estudo da biodiversidade e, em especial, da biodiversidade vegetal, deve ser promovido no ensino das ciências nos diferentes níveis de escolaridade, contribuindo para a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 (vida terrestre). De modo a conhecer e valorizar a biodiversidade vegetal e a reduzir a indiferença às plantas de estudantes do ensino superior que serão futuros professores e educadores, apresenta-se um projeto realizado no âmbito de uma unidade curricular da Licenciatura em Educação Básica do Instituto Politécnico de Setúbal, denominado “Conhecer e divulgar a biodiversidade do campus”. Considera-se que esta estratégia educativa, devidamente adaptada, apresenta diversas potencialidades e desafios em diferentes contextos educativos, considerando a perspetiva dos estudantes, futuros professores.

Referências

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Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia