O SIGNIFICADO DADO AO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PRÉ PANDEMIA

  • Luis Gustavo Rodrigues Pinhas UNESP
  • Giuliana Mião
  • Andréia Silva Abbiati
Palavras-chave: Acesso, Ciências, Educação, Pesquisa, Laboratórios

Resumo

A falta de laboratórios de ciências nas escolas de ensino básico, agravada pela pandemia, motivou esta pesquisa. Utilizando periódicos CAPES e o repositório SUCUPIRA, foram revisados oito trabalhos (quatro artigos, três dissertações e uma tese). Os pesquisadores, em sua maioria, adotaram abordagens qualitativas, como questionários envolvendo alunos, professores e gestores. As conclusões convergem em três pontos: a necessidade de formação contínua para professores, a escassez de recursos para experimentação adequada e o reconhecimento dos benefícios do ambiente e da experimentação no ensino contemporâneo. Esses resultados ressaltam a importância de investimentos na infraestrutura educacional, bem como na formação e suporte contínuos aos professores, para melhorar a qualidade do ensino de ciências nas escolas de educação básica.

Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia