160 ANOS APÓS AS ORIGENS: O QUE É NECESSÁRIO PARA PROMOVER A LITERACIA EVOLUTIVA NA EUROPA

  • Charis-Marina Antonatou Faculty of Primary Education National & Kapodistrian University of Athens
  • Bento Cavadas Polytechnic University of Santarém, School of Education; Lusófona University, CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
  • Maria João Fonseca Natural History and Science Museum of the University of Porto
  • Evangelia Mavrikaki Professor, Department of Pedagogy and Primary Education National & Kapodistrian University of Athens
  • João Silva CJD International School
  • Xana Sá Pinto
Palavras-chave: evolutionary literacy; curriculum analysis; teacher training; educational resources; elementary schools.

Resumo

Este artigo reporta as reflexões de dois formadores de professores, da diretora de comunicação de um museu de ciência, de um professor do ensino primário português e um do ensino secundário grego, inspiradas pelo artigo “Evolution in European and Israeli school curricula - A comparative analysis”. Enfatizando a importância do artigo na orientação de revisões curriculares, os participantes defendem a necessidade de esforços colaborativos entre investigadores das ciências da educação, biólogos evolutivos, formadores de professores e educadores, para alinhar os currículos e práticas de ensino com a investigação. Destacam a importância de desenvolver recursos educativos e programas de formação de professores que os capacitem para abordar a educação para a sustentabilidade numa perspetiva evolutiva, desde os primeiros anos escolares. Salientam a necessidade de mais investigação focada na introdução da evolução desde os primeiros anos escolares, no desenvolvimento de recursos educativos e em estratégias para ensinar evolução a estudantes religiosos.

Publicado
2024-04-24
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T