DESAFIO DA ÁGUA

UM JOGO DE TABULEIRO PARA EXPLORAR O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO

  • Bento Cavadas Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Ana Antunes Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Ana Leonardo Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Joana Vicente Santos Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Mariana Fernandes Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Marta Anselmo Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
  • Neusa Branco Instituto Politécnico de Santarém / Escola Superior de Educação
Palavras-chave: água, ciências, gamificação, matemática, sustentabilidade

Resumo

Este relato de prática explica o processo de criação de um jogo, designado Desafio da água, por estudantes em formação inicial de professores, em colaboração com os docentes das didáticas específicas. Foi concebido para ser aplicado no 2.ºCEB através de uma abordagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Após um processo inicial de brainstorming, os materiais e as regras do jogo foram criados. Posteriormente, foi implementado em turmas do 2.ºCEB. Aplicou-se um inquérito aos alunos sobre as perceções quanto à sua interação com o jogo e as aprendizagens proporcionadas, cujos resultados, cruzados com as reflexões dos autores do jogo, foram usados para melhorar e criar a versão final. O envolvimento das futuras professoras no processo de criação do jogo favoreceu a sua compreensão sobre a abordagem de gamificação e o modo como podem mobilizar conexões entre as ciências e a matemática para explorar a sustentabilidade da água.

Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia