PRÁTICA DE AMBIENTES DIGITAIS EM ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS: ESTUDO DE CASO

  • João Carlos da Fonseca Cabral Instituto Politécnico de Castelo Branco
Palavras-chave: Museus, Artes digitais, Imersão, Vídeo mapping

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar o impacto das artes digitais, com recurso a vídeo mapeado  num painel de cerâmica que faz parte de uma série cujo nome serviu de título à instalação criada na UC de Ambientes digitais do Mestrado em Design Gráfico “Reapeating Ceramic Relief” no museu de Arte Manuel Cargaleiro.  Juntamente com a instalação de vídeo mapping, aplicaram-se técnicas de realidade aumentada nos quadros do pintor, funcionando a interação através de imagens tridimensionais geradas em tempo real no telemóvel do visitante. Seguindo um determinado método, os estudantes de Mestrado em Design Gráfico (Escola Superior de Artes Aplicadas - do I.P Castelo Branco), e no âmbito da UC de Ambientes Digitais, foram desafiados a conceber um espaço imersivo no Museu Cargaleiro em Castelo Branco. Este estudo visa contribuir para potenciar o cruzamento das artes existentes no museu com as artes digitais de forma a criar imersão nos visitantes.

 

Publicado
2024-04-24
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia