O USO DE RECURSOS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DA FOTOSSÍNTESE

DISCUSSÃO DE UMA ESTRATÉGIA ENVOLVENDO ALUNOS DA 10ª CLASSE EM ANGOLA

  • Félix Vaile Universidade de Aveiro
  • Betina da Silva Lopes
  • Maria João Loureiro Universidade de Aveiro
Palavras-chave: bioenergética, países de rendimento médio-baixo; meios audiovisuais, estratégia educativa, ensino secundário

Resumo

A fotossíntese constitui um tema central na educação científica. No entanto os alunos têm dificuldades na sua compreensão pelo que é importante optar por atividades diferenciadoras, sobretudo em contextos com menor acesso a recursos laboratoriais. Neste estudo descreve-se a revisão deste tema a partir do visionamento de vídeos e discute-se o seu efeito ao nível das aprendizagens de 19 alunos de duas turmas da 10ª classe de um liceu público localizado no município da Humpata (Angola). A discussão sustenta-se na análise de documentos produzidos quer pelos alunos, quer pelos professores implicados. Dos resultados emerge a perceção de que a observação dos vídeos permitiu compreender melhor o processo fotossintético. A inclusão da dimensão visual contribuiu para reduzir algumas dificuldades de aprendizagem e potenciar o interesse dos alunos para esta tema da Biologia. Conclui-se que os vídeos podem funcionar como uma alternativa satisfatória relativamente à falta de outro tipo de material laboratorial.

Publicado
2024-11-27
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia