O CONTRIBUTO DA CASA DO MONTADO PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Palavras-chave: Espaço não formal, ensino, ciências, ecossistema, Montado

Resumo

Este trabalho tem como finalidade relatar a experiência que decorreu do estágio curricular no mestrado em Biologia da Conservação na Casa do Montado, um espaço não formal de ensino. O ensino não formal caracteriza-se por ser fidedigno a valores de construção de uma identidade coletiva e também a aprendizagem quanto às diferenças em distintos contextos culturais. Assim sendo, a pesquisa pretende verificar o contributo da Casa do Montado para a conservação da biodiversidade. Para tornar a experiência de visita mais envolvente e educativa, aplicaram-se técnicas organizacionais de setores culturais, de ensino e de ciências. Após a implementação da prática, ocorreu a análise das avaliações escritas, de forma física ou online para os adultos, e foi disponibilizado um painel para desenhos para as crianças. Neste sentido, foi possível perceber a melhor dinamização operacional da Casa do Montado e o contributo social, cultural e ambiental após a prática aplicada.

Biografias Autor

Isabelly Gatti Rocha Tourinho, Universidade de Évora
Mestranda em Biologia da Conservação na Universidade de Évora (Portugal). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (Brasil). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade da Amazônia (Brasil). Foi integrante do Projeto de Iniciação Científica Monitoramento Biológico e Pesqueiro nas Reservas Extrativistas do Pará, Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (FIDESA)/ RARE. Foi integrante do Projeto de pesquisa / extensão Sustentabilidade: A Universidade nas Ilhas (UNAMA). Foi integrante do Grupo de pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não-Formal pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP). Foi integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente (PA), atuando em projetos de Educação Ambiental e Ensino de Ciências na Amazônia. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, com ênfase nos seguintes temas: Educação Ambiental, Ecologia Aquática, e Comportamento Animal, com foco em Mamíferos Terrestres.
Isabel Alexandra Joaquina Ramos, Universidade de Évora

Isabel Alexandra Joaquina Ramos. Concluiu o(a) Doutoramento em PhD in Regional and Urban Planning em 2002 pelo(a) Universidade de Lisboa, Mestrado em Master in Regional and Urban Planning em 1996 pelo(a) Universidade de Lisboa e Licenciatura em Engenharia Biofísica em 1990 pelo(a) Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia. É Investigador no(a) Universidade de Évora Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas, Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora Escola de Ciências e Tecnologia Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento e Investigador no(a) Universidade de Évora Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais Pólo Universidade Évora. Publicou 6 artigos em revistas especializadas. Possui 11 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Participa e/ou participou como Outra em 1 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Naturais com ênfase em Outras Ciências Naturais.

Publicado
2024-04-24
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia