SÍMBOLOS NACIONAIS E REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS EM PRÁTICAS STEAM

  • Rafaela Ferreira
  • Ana Silva
  • Yelitza Aveiro Freitas Escola Superior de Coimbra
  • Sofia Laura Costa
  • Fernando Martins
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, República Portuguesa, Frações, Números Decimais, Representações Matemáticas

Resumo

Este artigo foca-se nas práticas STEAM implementadas por duas professoras estagiárias com o objetivo de promover aprendizagens e colmatar dificuldades dos alunos a respeito das representações dos números racionais, relacionando-os aos símbolos nacionais. A abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) propõe a criação de contextos de aprendizagem que priorizem a interdisciplinaridade, a resolução de problemas e a integração de artefactos tecnológicos. Neste sentido, foram realizadas quatro sessões numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico que integraram tarefas exploratórias, onde se incluiu tecnologia e situações problemáticas. Os resultados evidenciam a compreensão das representações dos números racionais usando os conhecimentos dos alunos sobre os símbolos nacionais. São discutidas dificuldades sentidas quanto à gestão do tempo de realização das tarefas pelos alunos, as quais se deve ter em consideração em intervenções futuras.

Publicado
2024-04-24
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia