RECENSÃO CRÍTICA DE "DIANTE DE GAIA? CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR AS CIÊNCIAS, CULTURAS E EDUCAÇÕES" (2020) DE BRUNO LATOUR

Palavras-chave: Bruno Latour, Diante de Gaia, Livros

Biografias Autor

Alexandre Luis Polizel, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Doutorando (2019-Atual) e Mestre (2017-2019) no Programa de Ensino de Ciência se Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Licenciado em Ciências Biológicos pela Universidade Estadual de Maringá (2012-2016); em Filosofia (2017-2018), Pedagogia (2018-2019) e Sociologia (2020-2021) pelo Centro Universitário de Araras. Estudante de Psicanalise pelo Faculdade Gaio. Atualmente Professor Colaborador na Departamento de Educação (Filosofia e Educação) da Universidade Estadual de Londrina (2021-Atual). Membro do Grupo de Estudos Culturais das Ciências e Educações (UEL-GECCE), do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (IFG-ENCIEM); Líder (juntamente a Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori) do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educações, Narrativas, Culturas e Ciências (UTFPR-GEPENC) e Coordenador do Ciclo de Estudos em Crítica e Clinica da Cultura (UTFPR/UEL). Um amante das narrativas de si, tem-se dedicado a produção de escrituras nas áreas de: Redes digitais e Cibercultura; Currículos e o Pensamento na contemporaneidade; Diversidade, Identidade, Diferença e Desigualdade; Direitos Humanos; Estudos Culturais das Ciências e Educações; Pedagogias-Filosofias-Biologias Culturais e dos corpos e dos eus; Clinica e Crítica da Cultura. Foi Professor no Departamento Acadêmico de Humanidades da UTFPR-CM (2019-2020); na Educação Básica (2018-2020); Faculdade Gaio (Conteúdista - 2020-atual).

Roberto Dalmo Varallo Lima De Oliveira, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012), Mestre e Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2017). Foi professor da Escola Básica. Trabalhou entre 2014 e 2017 na Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre 2017 e 2019 na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Editor da seção Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química da Revista REDEQUIM. Coordenador da Coleção ?Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências?. Nos últimos anos começou a se dedicar ao estudos sobre Jogos Digitais e sua relação com a Educação Científica e Tecnológica. 

Publicado
2021-04-28
Secção
Recensões Críticas