DESAFIOS SOCIO-CIENTÍFICOS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS E À INVESTIGAÇÃO TENDO COMO (PRE)TEXTO UM ARTIGO RELATANDO A CONSTRUÇÃO DE UM BIODIGESTOR NUMA ESCOLA DO BRASIL

  • Valéria Vieira Moura Paixão Faculdade Pio Decimo, Aracaju, Brasil
  • Maria Clara Pinto Cruz Faculdade Pio Decimo, Aracaju, Brasil
  • Eduardo Mortimer Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
  • Adjane Silva Universidade Federal de Sergipe, Brasil
  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
  • J. Bernardino Lopes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Palavras-chave: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia, interdisciplinaridade, valores, sustentabilidade, práticas epistémicas

Resumo

Este texto é o relato de uma mesa redonda, online, entre professores e investigadores, tendo como (pre)texto o artigo de Paixão, Carlos Batista e Maria Cruz que relata uma prática educativa de construção de um biodigestor durante 22 aulas. Participaram na mesa redonda duas professoras (1ª e 2ª autoras), dois investigadores (3º e 4º autores) e dois editores da APEduC Revista (5º e 6º autores). A conversa fluiu em torno de três questões orientadoras: a) Qual o contexto, importância e impacto do trabalho relatado no artigo? b) Como podemos aproximar a investigação e a prática educativa nesta linha de trabalho CTS? c) Como poderemos perspetivar uma agenda para esta relação investigação-prática tendo como horizonte a Agenda 2030? A mesa redonda demorou cerca de 70 minutos e nela se refletiram questões importantes sobre a investigação e a prática educativa com relevância para o futuro da Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia.

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 3: Articulação entre Investigação & Práticas em Educação em CM&T