A AUTODIREÇÃO NA APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS NATURAIS

Um Estudo de Caso no 9º Ano de Escolaridade

  • José Luís de Jesus Coelho da Silva Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal
  • Joana Dantas Soares Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, Portugal
  • Lidia Estevez Mendes Escola Básica de Freixo, Portugal
Palavras-chave: Eduucação em Cièncias, Autonomia, Negociação pedagógica, Percursos de aprendizagem

Resumo

O desenvolvimento da autonomia do aluno como uma finalidade da educação em Ciências, em articulação com um paradigma epistemológico-pedagógico de cariz socioconstrutivista pode ser conseguido através do desenvolvimento da autodireção do aluno, envolvendo-o na estruturação e condução do processo de aprendizagem. É neste âmbito que se procedeu à conceção, implementação e avaliação de uma estratégia pedagógica na disciplina de Ciências Naturais do 9º ano de escolaridade. Caracteriza-se, globalmente, pela transferência progressiva da responsabilidade da estruturação e condução do processo de aprendizagem do professor para os alunos. Uma avaliação da intervenção pedagógica permite evidenciar o impacto no envolvimento e na motivação dos alunos no processo de aprendizagem, mas assinalar, também, dificuldades sentidas pelos alunos na seleção e estruturação das atividades a adotar para a aprendizagem.

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 1: Investigação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia