CONSTRUÇÃO E USO DE UM ESPECTROFOTÓMETRO CASEIRO DURANTE O CONFINAMENTO

  • Ramon Cid Manzano Depto Didácticas Aplicadas Universidad de Santiago (USC), España https://orcid.org/0000-0003-2856-2104
  • Daniel González-Fernández Depto Didácticas Aplicadas Universidad de Santiago (USC), España
Palavras-chave: Educação Secundária, Física e química, Prática não presencial, Espectroscopia, Telemóveis

Resumo

 As práticas de laboratório como parte essencial do ensino de ciências em geral e da Física e da Química de maneira mais concreta, tiveram que ser adaptadas ao ensino não presencial devido às restrições de mobilidade decretadas pela COVID-19. Por esse motivo, apresentamos uma prática de laboratório que, de maneira simples, aproxima a análise quantitativa espectroscópica dos alunos do ensino secundário de acordo com seu nível e serve como uma introdução ao conteúdo complexo do comportamento quântico na interação luz-matéria, adaptando às condições domésticas os materiais e procedimentos usuais a serem realizados em laboratório.

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia