ARTICULA ESCOLAS
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ORIENTAÇÃO CONJUNTA DE PESQUISADORES E PROFESSORES
Resumo
O projeto Articula Escolas integra as iniciações científicas dos alunos do ensino médio/secundário realizados nas parcerias universidade-escolas e sob orientação conjunta de professores-pesquisadores da universidade e professores das escolas. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a experiência concreta do Articula Escolas assente na inovação das parcerias e na articulação da pesquisa com as práticas. O projeto faz parte da Rede Articul@ções que constrói colaborativamente conhecimentos articulados da pesquisa com as práticas desde 2017 através de uma comunidade de aprendizagem. Os principais resultados são: (i) aumento do interesse de alunos/professores pela pesquisa científica em diferentes áreas; (ii)formação científica dos alunos;(iii) desenvolvimento profissional dos orientadores; (iv)construção de conhecimento articulado da pesquisa com as práticas (publicação/participação em congressos); (v)impacto social; (vi)obtenção de um modelo sólido e sistematizado de articulação da pesquisa com as práticas para implementação de projetos de pré-iniciação científica em outras localidades e contextos através das parcerias.