ARTICULA ESCOLAS

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ORIENTAÇÃO CONJUNTA DE PESQUISADORES E PROFESSORES

  • Eliane de Souza Cruz Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6323-6761
  • Giovano Candiani Departamento de Ciências Ambientais, Universidade Federal de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9896-4390
  • Willian Hermoso Departamento de Química, Universidade Federal de São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8991-1358
  • Normélia Jesus Dos Santos Escola Estadual Antonieta Borges Alves – Diretoria de ensino, Brasil
  • Suellen Gueiros Ruiz Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de São Paulo, Brasil
Palavras-chave: Articulação da investigação com as práticas, Iniciação científica, Extensão, Escola básica, Ensino médio/secundário

Resumo

O projeto Articula Escolas integra as iniciações científicas dos alunos do ensino médio/secundário realizados nas parcerias universidade-escolas e sob orientação conjunta de professores-pesquisadores da universidade e professores das escolas. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a experiência concreta do Articula Escolas assente na inovação das parcerias e na articulação da pesquisa com as práticas. O projeto faz parte da Rede Articul@ções que constrói colaborativamente conhecimentos articulados da pesquisa com as práticas desde 2017 através de uma comunidade de aprendizagem. Os principais resultados são: (i) aumento do interesse de alunos/professores pela pesquisa científica em diferentes áreas; (ii)formação científica dos alunos;(iii) desenvolvimento profissional dos orientadores; (iv)construção de conhecimento articulado da pesquisa com as práticas (publicação/participação em congressos); (v)impacto social; (vi)obtenção de um modelo sólido e sistematizado de articulação da pesquisa com as práticas para implementação de projetos de pré-iniciação científica em outras localidades e contextos através das parcerias.

Biografias Autor

Eliane de Souza Cruz, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Professora na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Giovano Candiani, Departamento de Ciências Ambientais, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Professor Adjunto II em Gestão Ambiental na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brasil.

Formado em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), São Paulo, Brasil.

Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), São Paulo, Brasil.

Pós-Doutor em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Willian Hermoso, Departamento de Química, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Professor na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia