APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO PRÉ-ESCOLAR: PRÁTICAS NO RECREIO

  • Sara Beatriz Pacheco Pereira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
  • Cecilia Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CIDTFF – Lab DCT, Portugal
Palavras-chave: Educação, Matemática elementar, Formação inicial de professores, Recursos para o professor, Ambientes de ensino alternativos

Resumo

Na educação pré-escolar está presente a ideia de acompanhar e possibilitar o desenvolvimento da criança, mas, também, permitir que ela tenha tempo para as suas brincadeiras livres. Sendo estas um suplemento para educadores desenvolverem com as crianças diversas aprendizagens, como a matemática, encontramos no recreio um espaço com objetos díspares aos presentes na sala de aula e que permitem aprendizagens diversificadas através do diálogo entre a estagiária e as crianças. Seguindo esta via, as crianças retiram maior aproveitamento das brincadeiras e das próprias aprendizagens. Olhamos para o recreio não apenas como um espaço que a criança utiliza para brincar, mas como um recurso didático em que usufruímos das brincadeiras livres para proporcionar e potenciar momentos de aprendizagens matemáticas. A prática desenvolvida no recreio mostrou que é possível abordar, com vantagem, noções associadas ao número e à geometria e aponta uma forma dos educadores se prepararem para este tipo de prática.

Biografia Autor

Sara Beatriz Pacheco Pereira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Aluna de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da UTAD

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia