DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Leonardo Maciel Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Palavras-chave: Educação em ciências, Formação incial, Formação continuada, Professor universitário, Teatro de Temática científica

Resumo

Uma das finalidades do ensino superior no Brasil é a formação inicial e continuada de profissionais. As universidades públicas brasileiras desenvolvem ações de ensino, de pesquisa e de extensão universitária e isso tem exigido que os professores universitários sejam capazes de articular demandas de natureza diversificada. O objetivo desse texto é apresentar uma prática em educação superior que visa favorecer a formação inicial e continuada em articulação com o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, e possibilitar ao professor universitário trabalhar com essas demandas de maneira mais orgânica . Trata-se de uma prática de educação formal no ensino superior (projeto de longa duração), em educação em ciências, em consonância com reflexões e proposições do Movimento ArtScience, STEAM education e CTS-Arte, bem como com a alfabetização científica. Os principais resultados dessa prática são a aprendizagem de conteúdos atitudinais e procedimentais pelos estudantes e a organicidade de demandas do professor universitário.

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia