MONITORIZAÇÃO DE FATORES ABIÓTICOS COM SENSORES E A PLATAFORMA ARDUINO

UM PROJETO DE SALA DE AULA DE CIÊNCIAS

  • João Silva Polytechnic Institute of Porto, School of Education, Porto, Portugal
  • Vera Mesquita Polytechnic Institute of Porto, School of Education, Porto, Portugal
  • Pedro Rodrigues Polytechnic Institute of Porto, School of Education, Porto, Portugal
  • Rui Teles Polytechnic Institute of Porto, School of Education, Porto, Portugal
  • António Barbot Polytechnic Institute of Porto, School of Education, Porto, Portugal; CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Palavras-chave: Arduino, Sensores, TIC, Educação ambiental, Motivação de aprendizagem

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com seis alunos com NEE, com o objetivo de desenvolver um sistema mecatrónico baseado no microprocessador Arduino e os sensores associados que medem fatores abióticos como a temperatura, a luz, a humidade do ar e a humidade do solo. Este sistema foi usado em utilizado em combinação com TIC como ferramenta didática. Os alunos identificaram algumas características ambientais de uma estufa, selecionaram várias plantas e criaram e instalaram um circuito de sensores, usando a plataforma Arduino conectada a um computador. Esse dispositivo coleta dados e aciona uma bomba de água para irrigar as plantas sempre que necessário, e permitia registrar se as plantas estavam ou não no ambiente ideal de cultivo, de acordo com as especificações de suas espécies. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravação de áudio, fotografias, tarefas e anotações feitas pelos professores. Esta abordagem permitiu um maior nível de participação...

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia