TABULEIRO DECIMAL E A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

  • Rita Neves Rodrigues Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI, Portugal
  • Virgílio Rato Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI, Portugal
  • Fernando Martins Instituto Politécnico de Coimbra, ESEC, NIEFI, Portugal; Instituto de Telecomunicações, Delegação da Covilhã, Portugal https://orcid.org/0000-0002-1812-2300
Palavras-chave: Materiais manipuláveis, Resolução de situações problemáticas, Adição, Subtração, 1.º Ciclo do Ensino Básico

Resumo

As dificuldades sentidas pelos alunos na disciplina de matemática prendem-se com lacunas desenvolvidas nos anos iniciais, nomeadamente, relacionadas com os princípios do sistema de numeração decimal. Aquando do ensino dos algoritmos da adição e da subtração, estas dificuldades tornam-se bem evidentes e comprometem o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos. A resolução de situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações adição e subtração, não só, pressupõe a compreensão dos princípios do sistema de numeração decimal, mas também, a compreensão de cada um destes sentidos. Compete ao professor utilizar estratégias e materiais que promovam a compreensão dos alunos acerca de cada um destes conteúdos, garantindo aprendizagens com significado. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção destas mesmas aprendizagens. Deste modo, desenvolveram-se um conjunto de sessões onde os alunos, em pares, resolveram situações problemáticas envolvendo os sentidos das operações aritméticas adição e subtração, com recurso a materiais manipuláveis.

Publicado
2021-04-28
Secção
Secção 2: Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia